quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vila Velha a Veneza Capixaba

Veneza, cidade italiana conhecida mundialmente pelos seus canais que se estendem por uma área de aproximadamente 410km2, classificada pela Unesco como Patrimônio da humanidade, recebe milhões de turistas por ano.

Com o Real forte atualmente, muitos brasileiros tem viajado para o exterior e conhecido cidades como Veneza. Mas para que? Eu te pergunto, para que? Se graças as nossas autoridades nós temos Vila Velha!

Veneza Capixaba


Vila Velha italiana

A situação em Vila Velha fica caótica sempre que chove. Os problemas estão na geografia que não ajuda, mas principalmente na falta de infraestrutura do município. Não dá pra culpar somente o atual prefeito, já que esse problema vem de longa data, muitos passaram por aquela cadeira, mas nenhum resolveu e para falar a verdade poucos tentaram. É mais fácil ir pra televisão e dizer que a culpa é da maré alta! (??????) Como assim seu prefeito? Quer dizer que não pode chover quando a maré tá alta? Deve ser por isso que há quase 500 anos atrás construíram o convento da Penha em cima da montanha né! Porque eu posso te garantir, naquela época a maré funcionava do mesmo jeitinho que funciona hoje.

Voltando ao problema, fiz uma pesquisa rápida sobre o que já se tentou fazer para resolver e achei uma noticia de 2003 no site da prefeitura falando sobre o andamento das obras da macrodrenagem (http://www.vilavelha.es.gov.br/Not%C3%ADcias/Geral/5812-PMVV-assina-protocolo-de-inten.html?ccedil-=&otilde-es-com-a-Caixa-para-obras-de-macrodrenagem=). Na época prometeu-se acabar de vez com os alagamentos. As cifras são altas, 735 milhões pra cá 810 milhões pra lá, mas o problema não se resolveu.

O atual prefeito declarou essa semana que precisa de mais 500milhões para resolver o problema de vez. Fala sério! Vocês nunca jogaram SymCity na vida não? Daqui a pouco tá valendo a pena demolir tudo e construir a cidade em outro lugar! Dinheiro público não cresce em árvore não rapaziada.

O problema de Vila Velha é que todo prefeito que chega acha que a cidade é só a Avenida Champagnat e a Praia da Costa. Cada um que chega quebra tudo pra fazer um novo canteiro, o outro pra mudar o paisagismo, o outro pra pintar de amarelo e laranja, e agora o atual resolveu quebrar tudo de novo pra botar aquela bendita ciclovia. Prefeito a ideia é boa, mas precisava ser ali? Além de arrancarem as árvores, vocês tão acabando com o comércio do centro (outro dia eu vi uma senhora sair de uma loja arrumando a sacola de compras e quase ser atropelada por uma bicicleta).

Porque não fizeram essa ciclovia na 15 de novembro, ou na castelo branco??? São paralelas, começam no centro e terminam na praia? O transtorno não seria menor e o benefício não seria o mesmo?

Isso tudo é uma pena, porque apesar desses descasos com Vila Velha, a cidade tem uma ótima qualidade de vida. Nasci e fui criado lá, vim pra Vitória há dois anos quando casei, mas pretendo voltar um dia. Tô pensando até em fazer um curso de Gondoleiro pra tirar uma grana extra quando me aposentar!

Um comentário:

  1. o Prefeito "você-sabe-quem" quer 500 milhões pra desviar e bancar a próxima campanha... muito esperto. e ciclovia é coisa de cidade da roça! tem é que fazer ciclofaixa.
    e o prefeito "que-não-deve-ser-nomeado" tá aprovado pra governar a Veneza lá na Itália, que tal?

    ResponderExcluir