quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Futuro do futebol capixaba, e o papel do Rio Branco!

Esse mês o Rio Branco sagrou-se Bi Campeão da Copa Espírito Santo Sub 17, o que demonstra o trabalho sério que o clube tem feito nas categorias de base. Eu acompanho as notícias e os comentários dos torcedores no site oficial (www.rbac.esp.br), e é fácil perceber o interesse de garotos e de seus pais em participar das peneiras. Tem sempre alguém perguntando quando vai ser a próxima.

No planejamento para 2011 está prevista a criação de escolinhas de futebol que vão preparar novos talentos. Hoje só existem as equipes SUB-17, SUB-20 e profissional.

É importante para o futebol capixaba que tenhamos uma base forte. O garoto que gosta de jogar bola tem que criar a sua identificação com o time local, não tem problema em torcer para times do Rio, São Paulo, Minas, etc, mas é aqui que o garoto que sonha em ser profissional tem que começar. Hoje torneios como a copa gazetinha garimpam e exportam os nossos jogadores para times de fora, ainda em estado bruto, num regime totalmente extrativista e predatório.

Nessas horas tem que ser bairrista, temos que valorizar o que é nosso. Não adianta ficar sonhando com um time na primeira divisão enquanto na imprensa local, se dá mais importância para torneio de varzea do que para o futebol profissional. Alias o entusiasmo do Jorge Bueri no globo esporte, merece um post só pra ele! Vou providenciar.

Quem foi na final do campeonato capixaba de 2010 viu a força que a marca Rio Branco tem, e a paixão da torcida. O caminho para o renascimento do futebol capixaba passa necessariamente por um Rio Branco forte. E acredito que depois de muitos e muitos anos, finalmente estamos no caminho certo graças a atual diretoria.

Mas não é só isso, como disse o presidente do clube em entrevista recente, "não adianta o Rio Branco ser um time forte no meio do nada". Os outros times tem que se estruturar, a imprensa apoiar, a federação se moralizar, para só assim o campeonato atrair mais patrocinadores e fazer a engrenagem toda rodar. Para sair da inércia precisamos do Brancão, e Vitorínha competitivos. O segundo time seria a Desportiva, mas não acredito que ela renasça das cinzas, não nos próximos anos, e ai vai ficar pra trás dos outros dois.

Falando francamente, pra você que nunca foi num estádio de futebol, torce pra times do Rio e só assiste jogos pela televisão, por favor me perdoe, mas você não sabe de verdade como é um jogo de futebol. A conversa de arquibancada, o radinho de pilha, xingar o juiz antes mesmo do jogo começar (não tem nada mais relaxante do que gritar um FIL!@## da PU!@#$@ coletivo!).

Vá ao estádio, escolha um time pra torcer, garanto que você vai se divertir. Como eu fiz com alguns amigos esse ano, o primeiro ingresso eu pago! Mas se eu pagar vai ter que torcer pro Brancão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário