quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

The Game of Thrones : Livro 2 - A Fúria dos Reis

Após ler o primeiro volume da série "Crônicas de Gelo e Fogo", mais conhecida no Brasil pela série da HBO chamada "Game of Thrones" comprei os dois livros seguintes de uma vez só em uma promoção na internet e em menos de 3 meses devorei o Livro 2 e suas mais de 600 páginas.

Assim como no primeiro livro a ideia da série é contar a história de um reino pela visão de diferentes narradores. Com essa dinâmica o autor consegue mostrar os fatos de uma forma bastante interessante, ao ponto de colocar na cabeça dos leitores a dúvida sobre quem são os mocinhos e quem são os vilões. O que acontece é que depois de algumas páginas você vai percebendo que a existência de mocinhos e vilões torna-se totalmente irrelevante a medida que você percebe a índole de cada personagem e os motivos que justificam os seus atos.

Neste segundo livro a guerra se espalhou pelo reino de Westeros, e temos vários reis lutando por seus próprios motivos, sejam eles honra, sede de poder, vingança, política ou simplesmente sobrevivência.

Alguns podem achar a narrativa deste segundo volume lenta, mas na verdade ela se desenrola como um grande jogo de xadrez jogado por 5 exércitos no mesmo tabuleiro. A cada movimento o cenário do jogo vai mudando, novas alianças são feitas e desfeitas, quem estava ganhando até um segundo atrás se vê entre a vida e a morte de repente. E assim como no Xadrez o posicionamento inicial e o desenvolvimento são feitos lentamente para se garantir um cheque mate certeiro.

Um dos pontos fortes de "A Fúria dos Reis", é acompanhar o desenvolvimento dos personagens. Quem você simpatizava no primeiro livro ganha a sua admiração. Quem você não gostava, agora você odeia. O que não impede é claro de reviravoltas acontecerem, afinal quem não se pegou torcendo por um Lannister? 
 
Além de desenvolver os personagens, o livro desenvolve melhor o território do reino e também das terras orientais. Cidades e famílias que só foram citadas no primeiro livro entram na guerra com tudo. Aliás isso deve ser um belo desafio para a segunda temporada da série de TV já que a quantidade de locações necessárias aumentou consideravelmente. Por falar nisso, a série está prevista para estrear ainda no primeiro semestre de 2012 na HBO.

Outra coisa que ficou bacana na narrativa é que o autor conseguiu balancear bem as diferentes linhas do tempo. Afinal é complicado, ler um capítulo eletrizante sobre uma batalha em Porto Real, virar a página e descobrir que você foi transportado pra lá da Muralha. Isso acontece várias vezes mas não tira a sua vontade de ler, o que, eu confesso, acontecia as vezes comigo em o Senhor dos Anéis (os capítulos finais sobre Frodo e Sam são difíceis de digerir).

Mas antes que me crucifiquem, é bom deixar claro que a obra de Martin não chega aos pés da de Tolkien. Como já afirmei no post sobre o primeiro livro.

A "Fúria dos Reis" modifica o cenário do Reino, encerra alguns pontos e deixa o terreno pronto para mais guerras, intrigas, conchavos políticos e dilemas para os próximos livros da série.

Que venha o próximo e suas 880 páginas!!!

Um comentário:

  1. Olá, me parece que fez uma ótima esplanação do livro, mas eu como admirador pleno do livro SDA devo aqui admitir que esta obra de Martin é tão incrivel como ótima de se ler, em uma natureza diferente posso afirmar com propriedade que é tão bom quanto SDA apesar de ser de uma natureza e genero um tanto que diferente e assim não se podendo fazer uma comparação direta.

    ResponderExcluir