segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cervejas na Europa, o que eu bebi por lá


Há um ano passei alguns dias com a família a Europa, uma viagem inesquecível e cheia de recordações bacanas, vi vários lugares espetaculares e sempre que pude provei cervejas que não conhecia até então. De lá pra cá muitas delas chegaram ao mercado brasileiro e já podem ser encontradas nos supermercados então aproveite as dicas e prove você também.

Kronenbourg 1664


Uma pequena cervejaria de Estrasburgo, aberta em 1664 se transformou na maior industria cervejeira francesa no século XX, uma façanha realizada através da venda de larges baratas e refrescantes em todo o mundo. Hoje em dia suas vendas declinaram um pouco, e a marca foi comprada pelo grupo dinamarquês Carlsberg.
1664 é uma larger especial, com teor alcoólico de 5,5%. Suave, dourada e refrescante, ligeiramente amarga ao paladar no final e com um toque de malte.
Tomei essa no hotel, em temperatura ambiente (entre 10c e 16c), desceu muito bem acompanhada com salames, queijo e biscoitinhos salgados. 

Birra Moretti



A Birra Moretti é uma Larger italiana (teor alc. 4,6%). Fundadada em 1856 na cidade de Udine por Luiigi Moretti, a  Birra Moretti foi adquirida pela Heineken International em 1996. Apesar do crescimento explosivo das pequenas e micro cervejarias, as cervejas mais populares da Itália ainda são as larges fabricadas pelas grandes companhias. 
Sabor encorpado e saboroso, como não poderia deixar de ser para uma cerveja italiana, acompanha muito bem um bom prato de massa! Alias, Birra em italiano quer dizer cerveja.

Carlsberg



A Carlsberg é uma fabrica Dinamarquesa com sede em Copenhagen. Desde 1847 eles fabricam uma das cervejas mais consumidas da Europa. É uma lager leve e refrescante, do tipo que um gole chama o outro. O sabor é levemente adocicada e lupulada. Uma cerveja sem muita complexidade, para beber acompanhada de aperitivos leves e em companhia dos amigos. Teor alcoólico de 5,0%.Ideal pra tomar no estádio ou assistindo um bom jogo pela televisão.

Corona Extra



Corona Extra é a marca de cerveja mais popular do México, fundada em 1925, em 2012 foi comprada pela multinacional Belga-Brasileira AB InBev. A Corona fez um enorme sucesso pelo mundo a fora nos anos 90, hoje já não é tão forte no mercado internacional. Cerveja Pilsen leve, tem sua acidez reforçada quando se coloca uma rodela de limão no gargalo. Também desce bem intercalando-se com umas doses de tequila.
Com teor alcoólico de 4.6% é a mais leve que tomei, e a menos saborosa. Com o limão fica bem gostosa mas sem ele fica bem parecida com uma skol beats.

Frans Hals Bier




Na cidade de Haarlem o ano de 2013 foi proclamado o ano de Frans Hals. Nascido em 1583 na Bélgica mas radicado na Holanda desde os 3 anos, Frans Hals foi um grande pintor de sua época famoso pelos seus "schutterstukken". Tratam-se de retratos em grupo dos guardas cívicos da época. Ser nomeado "schutterstuk" era considerado uma grande honra e uma tarefa considerável.
E qual a melhor maneira de homenagear alguém? Fazendo uma cerveja comemorativa é claro. Por isso a Jopen Beer, cervejaria da cidade de Haarlem criou a "FRANS HALS BIER" seguindo uma receita da idade média que é descrita pelos seus criadores como uma "cerveja fermentada com notas suaves e frescas de aveia e trigo, e um amargor característico." 
A única cerveja realmente Gourmet que eu tomei por lá, presente dos nossos amigos em Amsterdam. Muito gostosa e exclusiva, foi fabricada apenas no ano passado para a data comemorativa. Essa vocês não vão encontrar por aqui no supermercado, nem eu infelizmente.

Guinness


Guinness é uma cerveja irlandesa cuja história teve início em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, na Irlanda, e começou a produzir. Em 1862 adotou a Harpa irlandesa como símbolo.Hoje, com quase 300 anos de história, a cerveja Guinness é produzida com a mesma composição: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.
Não sou um grande fã de cervejas escuras, mas esta é a melhor Stout do mundo, forte, encorpada, levemente adocicada e muito saborosa.

Heineken


O que falar sobre a Heineken? Talvez uma das mais populares cervejas importadas no Brasil atualmente. A única diferença é que essa eu tomei na Heineken Experience em Amsterdam. Uma mistura museu com exposição interativa que foi construída na antiga fábrica da cervejaria na cidade. Talvez eu faça um post só sobre a Heineken Experience no futuro, um lugar muito bacana para os apreciadores de cerveja, altamente recomendado.

Jupiler





Qual a cerveja mais vendida na Bélgica? Se você disse Stella Artois errou. A Stella Artois é a cerveja belga mais vendida no mundo, porém perde feio para a Jupiler dentro de casa. Esta cerveja e mais forte, o grau alcoólico e de 5,2 %, e um sabor meio amargo que é muito bom, é produzida com uma das melhores águas da europa e maltes selecionados.
Cerveja forte, mais amarga e mais gostosa do que a Stella, porém não dá para tomar muitas num churrasco na beira da piscina. Você vai ficar tonto rapidamente.

Palm



Mais uma belga, a Palm Breweries, foi fundada em 1747 por Arthur Van Roy, localizada na vila de Steenhuffel, é a maior cervejaria independente da Bélgica. Uma curiosidade, a Palm é a única cervejaria do mundo que utiliza os três tipos de fermentação (baixa, alta, espontânea), além de produzir cervejas “híbridas”. O malte utilizado em sua produção é especialmente selecionado usando cevada da região de Champagne, na França. O lúpulo vem da Inglaterra e a levedura utilizada é o resultado de uma simbiose de três diferentes leveduras. A receita também leva milho e açúcar.

Peroni Nastro Azzurro


Nastro Azzurro é uma pale lager com 5.1% de teor alcoólico fabricada pela Cervejaria Peroni em Roma na Itália. O nome significa "Fita Azul" uma homenagem ao premio ganho por um navio Italiano chamado SS Rex em 1933. Mesmo sendo uma larger com 5.1% de álcool é leve e clara, boa pra tomar num dia de calor, apesar de eu ter tomado ela no frio.

Warsteiner



Fabricada exclusivamente à base de cevada, lúpulo, levedura e água, conforme a Lei Alemã de Pureza de 1516. É uma Cerveja tipo Pilsen, de baixa fermentação e alta concentração de lúpulo, porém não é muito amarga, o gosto que predomina ainda é o do puro malte alemão.



fonte: diversos sites de cerveja por aí.
____________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário