sábado, 13 de julho de 2013

200 Países e 200 Anos em 4 Minutos


Assisti à esse vídeo recentemente em um treinamento e achei válido compartilhar. Algumas coisas que podemos tirar desses dados:

1 - A ideia de que o pobre cada vez fica mais pobre e o rico cada vez mais rico é relativa. Apesar de ao longo dos últimos 200 anos a diferença entre o mais rico e o mais pobre tenha aumentado consideravelmente, a nação mais pobre de hoje é mais evoluída do que as mais ricas de 200 anos atrás. Ou seja, todos estão melhorando sim, mas em velocidades completamente diferentes.

2 - A África precisa de investimentos externos, sozinha não vai alcançar as outras nem nos próximos 200 anos. Questões sociais, guerras civis, epidemias e a má exploração dos recursos naturais seguram o continente no fim da fila.

3 - Como uma guerra é prejudicial para uma nação. Mesmo pra quem ganha.

4 - Como a corrupção no Brasil atrasa o nosso crescimento. Poderíamos estar bem melhor nesse gráfico.

Hans Rosling (nascido em 27 de julho de 1948) é um médico sueco, estatístico e palestrante. Ele é professor no Internacional Karolinska Institute, co-fundador e presidente da Fundação Gapminder

Procure por ele na internet e você vai encontrar várias palestras interessantes, com estatísticas sobre vários temas diferentes. Sempre com uma abordagem simples, visual e didática. Fica a dica para os professores de História e Geografia e curiosos de plantão.

_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário