domingo, 29 de abril de 2012

The Game of Thrones : Livro 3 - A tormenta de Espadas

Fim do terceiro ato! Terminei alguns dias atrás de ler o terceiro volume da série "Crônicas de Gelo e Fogo". Bem maior que os dois primeiros volumes, A Guerra dos Tronos, e Fúria de Reis, "A tormenta de espadas" consegue prender a atenção do leitor por todas as suas mais de 800 páginas, e em alguns momentos a necessidade de continuar lendo torna-se quase uma compulsão.

O cenário no final do segundo livro é pós-guerra, depois de grandes batalhas entre as casas de Westeros, é hora de replanejar estratégias, pensar em novos acordos, escolher novos aliados e preparar traições, muitas traições.

O trono de ferro ainda é comandado pelos Lannister, mas o Jovem Lobo ainda não foi derrotado em batalha. No norte Winterfell foi desolada pelos homens de ferro, no sul os antigos aliados do rei Renly se juntam ao poderio de Porto Real. Nas terras fluviais ninguém é de ninguém, após mudar de lado várias vezes e ser palco de várias batalhas, a região vê surgir novas forças, foras da leis, sobreviventes e renegados de exércitos derrotados se juntam em nome do rei. Mas qual rei?

Fora de westeros, Jon Snow desbrava as terras pra lá da Muralha, e Dany vai se tornando cada vez mais Rainha e menos menina.

E esse continua sendo o ponto forte da narrativa do autor, ele consegue desenvolver tão bem seus personagens, que você se sente cada vez mais íntimo de cada um deles. Sofrendo junto dos mocinhos, e até entendendo os motivos pelos quais os vilões são vilões. Alias, já falei sobre isso em um post anterior. Em Westeros não existem mocinhos e vilões, apenas pessoas lutando pelos seus motivos, sejam eles honra, poder, comida ou simplesmente sobrevivência.

Um amigo colocou uma questão outro dia que me fez pensar sobre a obra de George R.R. Martin: "No senhor dos anéis, havia um objetivo: destruir o Um anel. Em Game of Thrones, qual seria o objetivo? O que esperar do final?" 

A resposta que dei na hora foi: "não sei". Mas refletindo sobre os livros que lí até agora, acho que o objetivo do autor não é um final apoteótico como o Senhor dos Anéis, pois a obra dele é muito mais humana do que a de Tolkien. Em uma comparação de formato, podemos dizer que O Senhor dos anéis, é basicamente uma fase de uma grande história, que é melhor descrita no Silmarilion que conta desde de a criação da Terra média, até a chegada da era do homens.

Em Game of Thrones a ideia é contar a história de uma dinastia, como o poder pode mudar de mão em mão, e como ele afeta a vida das pessoas, desde os reis até o povo mais humilde. Essa não é a história de um personagem, é a história de um reino, por isso personagens queridos morrem, e outros tomam os seus lugares. Porque não há um protagonista.

Por isso, se vocês está prestes a ler o terceiro livro, fica uma dica: Não se apegue a nenhum personagem!!! Eles podem ser tirados do seu convívio quando você menos esperar. E quando esses momentos chegam, é como se um amigo seu tivesse morrido. Em alguns desses momentos cheguei a dizer que não ia mais ler esse livro, mas alguns dias depois mudei de ideia. Ainda bem, pois as últimas páginas são surpreendentes, o desfecho de cada narrador é imprevisível e incrível. 


Mais uma vez, não vejo a hora de começar a ler o próximo.


__________________________________________________________

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que vc disse. Pelo amor de Deus, eu estou na metado do livro e fiquei bravo pakas de alguns personagens que morreram, Pelo amor de Deus.. Não consegui nem dormir direito lendo o livro... Querendo acabar logo pois fiquei chateado com o que aconteceu... Vou tentar terminar ainda essa semana. Pois não é possivel que as coisas continuem como estão...kkkk
    Abraços bom comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito você acabou de ler a fatídica página 532! Os acontecimentos dessa página vão ser lembrados não só por esse livro mas pelos próximos também. Estou na metade do quinto livro, e o "casamento vermelho" ainda causa muitos conflitos.

      Você vai sentir uma quebra de ritmo quando esse livro acabar. O quarto é mais lento, mas o quinto é tão bom quanto o terceiro!

      Excluir
  2. Nem to consequindo baixar essa pohha!

    ResponderExcluir
  3. vou começar o quarto hehehe

    ResponderExcluir