segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em que dia deve terminar o jejum quaresmal?

Estamos chegando ao fim da quaresma, tempo em que a igreja nos chama para o jejum, a oração e a esmola. Mas quando exatamente termina a quaresma? Algumas pessoas que praticam o jejum nesse período litúrgico dizem que ele se encerra no domingo de ramos, já que ele marca o início da semana santa. Outros defendem o jejum até a quinta-feira a noite, já que é quando Jesus institui a eucaristia na sua última ceia entre os discípulos.

Fiz uma pesquisa e cheguei até uma fonte confiável. A Congregação para o Culto Divino, organização da curia romana responsável por "tratar de tudo o que pertence à Sé Apostólica sobre a promoção e regulação da liturgia e, principalmente, dos Sacramentos". Em 1988, a CCD publicou um documento chamado Paschalis Solemnitatis que descreve os ritos da semana santa e trás uma série de orientações ao clero sobre o tempo litúrgico da pascoa.

Neste documento eu encontrei o seguinte trecho:

27.Na Semana Santa a Igreja celebra os mistérios da salvação, levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pelo seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo quaresmal continua até à Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina “in Cena Domini” inicia-se o tríduo pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da paixão do Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na vigília pascal, concluindo-se com as vésperas do domingo da ressurreição."

Ou seja, o jejum quaresmal se encerra na após a celebração da quinta-feira santa, quando se inicia o tríduo pascal. No entanto, em outro trecho do mesmo documento temos:

39. É sagrado o jejum pascal destes dois primeiros dias do tríduo, em que, segundo a tradição primitiva, a Igreja jejua “porque o Esposo lhe é tirado”,[43] Na Sexta-feira da Paixão do Senhor, em toda a parte o jejum deve ser observado juntamente com a abstinência, e aconselha-se prolongá-lo também no Sábado Santo, de modo que a Igreja, com o espírito aberto e elevado, possa chegar à alegria do Domingo da Ressurreição.[44]

Portanto, na minha humilde interpretação, o jejum começa na quarta-feira de cinzas e se encerra no domingo de Páscoa. Apesar do jejum quaresmal terminar na noite da quinta-feira santa, o jejum pascal se inicia na sexta-feira santa e no sábado de aleluia terminando no domingo com a festa da ressurreição de Jesus.

Para ler o documento completo clique aqui

Se quiser deixar aqui seu comentário, e enriquecer essa discussão, ele será muito bem vindo. Sinta-se a vontade!

Independente das diferentes interpretações, fazendo ou não jejum, aproveite a oportunidade de se aproximar cada vez mais de Deus durante a Pascoa!

_________________________________________________________________

9 comentários:

  1. Rapaz! Não é que a igreja se preocupa co tudo?
    Dou toda razão à Congregação para o culto divino, confirmando o que minha catequista (D. Célia) sempre ensinou. A sexta feira santa não é só dia de jejum e abstinência, mas de silêncio.
    Quanto ao sábado, é de total coerência manter as restrições quaresmais, uma vez que espera-se (espírito de vigilha) pela ressurreição do Senhor. Espera-se para encontrar o túmulo vazio e então de forma solidária, manter-se restrito (em comunhão com o Cristo) até o anúncio da ressurreição.
    Vivamos uma Páscoa plena!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião a quaresma acaba no Domingo de Pascoa, então eu paro de jejuar só no domingo, meus pais param de jejeuar ja no sabado de aleluia mas vai pela cabeça de cada um..
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do artigo e também das duas opiniões exposta, fiz meu jejum no período quaresmal de quarta e sexta e agora todos os dias da semana santa, porém estava com muita dúvida em relação ao sábado de aleluia pelo alvoroço do povo por festas. No entanto obrigado pela ajuda e bora deixar para amanhã os festejos. Fique na paz de nosso senhor!

    ResponderExcluir
  4. muito útil, tbm fico com dúvidas sobre o sábado de aleluia, porém não faz muito sentido sendo que e o momento da vigília, do silêncio.
    obrigada pelo artigo.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada. Estamos em 2020 e estava com essa dúvida. Concordo com sua interpretação.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Estou so com uma dúvida, o jejum termina sábado de aleluia *hj a meia noite?

    ResponderExcluir
  7. Fiz uma promessa não comer carne vermelha na quaresma como só peixes e ovos tenho dúvidas quanto o frango

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua promessa foi "não comer carne vermelha" então podes comer frango. Eu fiz de não comer carne, então frango também não.

      Excluir