quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PMP - Dicas para a prova de Certificação do PMI

Depois de alguns anos trabalhando com projetos de TI, resolvi me preparar para tirar a certificação PMP. Fiz minha prova algumas semanas atrás e deixo aqui algumas dicas de estudo e também sobre a prova. Detalhes sobre o processo de inscrição, elegibilidade, agendamento podem ser encontrados no site do PMI (Projetct Management Institute). Por isso não vou entrar nesses assuntos, a ideia aqui é falar sobre como se preparar para a prova e algumas dicas para o dia do exame:


> Encare a certificação como um projeto
Parece papo de vendedor de livro de auto-ajuda, mas tratar o assunto como um projeto pessoal vai te ajudar a se organizar. Já fiz algumas provas de certificação em TI, mas  confesso que para essa tive que me preparar melhor, afinal vários aspectos de gerência de projeto eu nunca estudei formalmente numa sala de aula (na engenharia é diferente!), principalmente os ligados a administração de pessoas e gestão da qualidade.

Planeje seu tempo e os passos pra tirar a certificação. Eu fiz um treinamento preparatório, se essa for a sua escolha também, no último dia de aula marque a prova, mas não para o dia seguinte. Saindo do curso você vai precisar de um tempo pra fixar o conteúdo. Eu me dei um prazo de 2 meses. Foi o suficiente para fazer exercícios, simulados e reforçar os conceitos.

> Fazer um curso preparatório. Sim ou Não?
Como disse, muitos conceitos do PMBook são abstratos para engenheiros e profissionais de TI, portanto um curso preparatório pode te ajudar a ganhar tempo nos estudos. Se você me perguntasse: "É possível passar na prova sem fazer um curso?" A resposta seria: "Claro que sim, mas vai tomar mais do seu tempo".

"Só fazer o treinamento é suficiente pra passar?" a resposta é: "Não. Você vai ter que estudar em casa, por melhor que seja o treinamento".

Resumindo, se tempo para o estudo não é um problema para você, siga sozinho. Eu fiz o treinamento e foi muito útil, principalmente pra me tirar da estaca zero, e dar uma visão geral do todo.


> Livros
O PMBook é o material oficial, mas cá pra nós é uma leitura entediante. Necessária mas entediante. Utilize um livro auxiliar para guiar os seus estudos. Eu usei o livro da Rita Mulcahy pois tem uma linguagem mais didática. Porém em alguns pontos ela se perde nessa didática e acaba ficando meio confusa e complicando demais as coisas. Na dúvida lembre-se que para a prova vale o que está no PMBook.

Uma dica que me deram no curso e eu achei válida é não usar mais de um livro auxiliar. Todos derivam do PMBook, mas com métodos de ensino diferentes. Consultar várias fontes pode atrapalhar mais do que ajudar.


> Exercícios e Simulados
Faça muito exercícios! Existem alguns programas que simulam o software da prova e tem milhares de exercícios sobre o tema. Faça o máximo possível. Porém evite fazer mais de uma vez as mesmas questões, a cada vez que você refaz, seu percentual de acerto vai aumentar, e isso vai te dar uma falsa impressão de que você sabe tudo.

Faça simulados com a duração de 4 horas e 200 questões. O tempo é um fator importante na hora da prova e é bom treinar. Porém não faça muitos desses simulados pois são cansativos e pode perder o sentido. Eu fiz ao todo 3, um em cada um dos finais de semana que antecederam a prova. Não se importe com a nota. A ideia é focar nas áreas de conhecimento que você está errando mais para direcionar seus estudos e eliminar seus pontos fracos.

Uma última coisa sobre exercícios. Devo ter feito mais de 1000, e nenhum deles caiu exatamente igual na minha prova. Ou seja, esquece "Test king" e "Braindumps", aqui o buraco é mais embaixo.

> Evite decorar
São ao todo 42 processos divididos em 9 áreas de conhecimento e 5 grupos. Você precisa conhecer todos? Sim, mas a melhor forma não é decorando. Na prova não espere por questões diretas do tipo: que entrada é de que processo? ou, de que grupo esse processo faz parte? Elas podem até cair, mas na maioria esmagadora das vezes você vai ter que identificar o processo no meio de um contexto, e pra isso decorar não vai te ajudar em nada.

Tente entender o porque de cada um dos processos,  e trace uma sequencia lógica para eles na sua cabeça. Tenha em mente que cada grupo tem um padrão de funcionamento dentro do projeto. Saber identificar numa questão se estamos falando de um processo de planejamento, execução ou controle, já é meio caminho andado.

Ao final você vai conseguir desenhar todos os 42 sem consultar o material, e sem ter decorado.

> Fórmulas
São muito poucas fórmulas e essas sim podem ser decoradas. Uma dica muito comum é escrever as fórmulas no papel de rascunho que será dado no dia. Você terá 15 minutos pra ver um tutorial sobre a prova  antes dela começar (como pular uma questão, como passar pra próxima,etc). Use esse tempo a seu favor.

Porém, mais uma vez cuidado, saber as fórmulas de custo sem saber aplicá-las não vai adiantar de nada. Aliás, em várias questões, muitas mesmo, os índices e termos de custo foram usados pra descrever a saúde do projeto mas sem que você tenha que utilizar nenhuma fórmula na resolução. Por exemplo: "Em um projeto onde o SPI é 1,2 e o CPI é 0,8 qual ação o gerente de projeto deve tomar primeiro?" 

Saber o conceito vai te ajudar mais do que saber a fórmula.


> Experiência
Se você tem anos de experiência com projetos, eles vão te ajudar em muito na prova, mas cuidado pra não deixar que eles te atrapalharem. Em várias questões, situações do cotidiano serão retratadas. Em muitas, todas as opções vão estar corretas, e você deve escolher a "Melhor" ou a que você faria "Primeiro".

Em muitos casos, pela experiência eu faria uma coisa, mas o PMI sugere que você faça outra primeiro. Infelizmente, para a prova vale a opinião do PMI e não a sua, portanto cuidado. O único jeito de treinar sua cabeça para que ela pense igual ao que a prova quer é fazendo exercícios. Muitos exercícios!



> Relaxe
Na hora da prova evite ficar nervoso. Ótimo esse conselho, não? Você tem 1m12s de média pra cada questão, parece pouco mas é suficiente. Se você se preparou bem, várias você vai matar com poucos segundos, o que vai te dar uma sobra pras mais difíceis. Leia tudo com muita atenção, controle o tempo, use ele a seu favor e fique calmo.


___________________________________________



2 comentários:

  1. Olá!!
    Muito legal post! Gostei bastante da Leitura.. Vi que você aconselha fazer algum curso p/ ajudar a passar na prova mas que isso não é um fator determinante ne...
    Estou querendo fazer o curso PMI da Impacta..
    Vale a pena?
    Curso PMI
    Abraço..

    ResponderExcluir